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Google
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nota: Este artigo é
sobre a subsidiária. Para o motor de busca, veja Google
Search. Para a empresa controladora, veja Alphabet
Inc..
Coordenadas: 37º
25′ 20″ N, 122º 05′ 04″ WGoogle Inc. (NASDAQ: GOOG)[8] (Google,
pronuncia-se AFI: [ˈguːgɫ̩][9] )[10] é
uma empresa multinacional de serviços online e software dos Estados
Unidos. O Google hospeda e desenvolve uma série de serviços e produtos
baseados na internet e gera lucro principalmente através da
publicidade pelo AdWords.[11] [12] A
Google é a principal subsidiária da recém-criada Alphabet
Inc.[13]
A empresa foi
fundada por Larry Page e Sergey
Brin, muitas vezes apelidados de "Google Guys",[14] [15] [16] enquanto
os dois estavam frequentando a Universidade Stanfordcomo estudantes de doutoramento.
Foi fundada como uma empresa
privada em 4 de setembro de 1998 e sua oferta pública inicial foi realizada em
19 de agosto de 2004. A missão declarada da empresa desde o início foi
"organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e
útil"[17] e
seu slogan,
que foi inventado pelo engenheiroPaul
Buchheit, é “Don't be evil” em inglês e “Não
seja mau” em português.[1] [2] [18] Em
2006, a empresa mudou-se para sua atual sede,
em Mountain View, Condado de Santa Clara no estado da Califórnia.
O Google é executado através de mais de um milhão de servidores em data
centers ao redor do mundo[19] e
processa mais de um bilhão de solicitações de pesquisa[20] e
vinte petabytes de
dados gerados por usuários todos os dias.[21] [22] [23]
O rápido
crescimento do Google desde sua incorporação culminou em uma cadeia de outros
produtos, aquisições e parcerias que vão além do núcleo inicial como motor
de buscas. A empresa oferece softwares de
produtividade online, como o software de e-mail Gmail, e ferramentas
de redes sociais, incluindo o Google+ e
os descontinuadosGoogle Buzz e Orkut. Os produtos
do Google se estendem à área de trabalho, com aplicativos como o navegador Google
Chrome, o programa de organização de edição defotografias Picasa e o
aplicativo de mensagens instantâneas Google
Talk. Notavelmente, o Google também lidera o desenvolvimento do sistema operacional móvel parasmartphones Android, usado
em celulares como o Nexus 6, Motorola Moto X e o Samsung
Galaxy S6.
O Alexa classifica
o Google como o website mais visitado do mundo.[24] O
Google também foi classificado pela revista Fortune como
o quarto melhor lugar do mundo para se trabalhar[25] e
como a marca mais
poderosa no mundo pela BrandZ.[26] Em
outro ranking de avaliação de marcas, ultrapassou em 2014 a Apple, que liderava
por três anos consecutivos, com um valor estimado de US$ 159 bilhões.[27] A
posição dominante no mercado dos serviços do Google levou a críticas da
sociedade sobre assuntos comoprivacidade, direitos
autorais e censura.[28] [29]
Índice
[esconder]
- 1História
- 1.1Financiamento
e oferta pública inicial
- 1.2Crescimento
- 1.3Aquisições
e parcerias
- 1.4Mudanças
na gestão e criação da Alphabet Inc.
- 2Produtos
e serviços
- 2.1Publicidade
- 2.2Motor de
busca
- 2.3Ferramentas
de produtividade
- 2.4Produtos
corporativos
- 2.5Outros
produtos
- 2.6Identidade
visual
- 3Assuntos
corporativos e cultura
- 3.1Googleplex
- 3.2Empregados
- 3.3Ovos
de páscoa, brincadeiras de 1º de abril e doodles
- 3.4Filantropia
- 3.5Neutralidade
da rede
- 3.6Privacidade
- 4Ver também
- 5Referências
- 6Ligações
externas
História[editar | editar código-fonte]
A página original
do Google (1998) tinha um desenho simples, já que seus fundadores não tinham
experiência emHTML,
a linguagem para páginas deweb design.[30]
O Google começou
em janeiro de 1996 como um projeto de pesquisa de Larry Page e Sergey
Brin, quando ambos eram estudantes dedoutorado na Universidade Stanford, na Califórnia, Estados
Unidos.[31]
Enquanto os motores
de busca convencionais exibiam resultados classificados pela contagem
de quantas vezes os termos de busca apareciam na primeira página, os dois
teorizaram sobre um sistema melhor que analisava as relações entre os sites.[32] Eles
chamaram esta nova tecnologia PageRank, onde
a relevância de um site era determinada pelo número de páginas, bem como pela
importância dessas páginas, que ligavam de volta para o site original.[33] [34]
Um pequeno motor
de busca chamado "RankDex" da IDD Information Services,
projetado por Robin Li, desde 1996, já explorava uma estratégia
semelhante para pontuação e classificação de páginas.[35] A
tecnologia do RankDex seria patenteada e usada mais tarde por Li, quando fundou a Baidu na China.[36] [37]
Page e Brin
originalmente apelidaram de sua nova ferramenta de busca de
"BackRub", porque o sistema de checava backlinks para
estimar a importância de um site.[38] [39] [40]
Eventualmente,
eles mudaram o nome para o Google, proveniente de um erro ortográfico da
palavra "googol",[41] [42] o
número um seguido por cem zeros, que foi criado para indicar a quantidade de
informação que o motor de busca podia processar, o nome também reflete a missão
de organizar uma quantidade aparentemente infinita de informações na web.[43] [44] Originalmente,
o Google funcionou sob o site da Universidade Stanford, com odomínio google.stanford.edu,
com os direitos de autor mencionados à universidade
no final de sua página à época.[45]
O nome de domínio
"Google" foi registrado em 15 de setembro de 1997[46] e
a empresa foi constituída em 4 de setembro de 1998. No início, sua sede ficava
na garagem de uma amiga (Susan Wojcicki[31] )
em Menlo
Park,Califórnia. Craig Silverstein, um colega de doutorado
estudante em Stanford, foi contratado como o primeiro funcionário.[31] [47] [48]
Financiamento
e oferta pública inicial[editar | editar
código-fonte]
A primeira iteração deservidores de
produção do Google foi construída com umhardware de
baixo custo.[49]
O primeiro
financiamento para o Google foi uma contribuição de 100 mil dólares em agosto
de 1998 de Andy Bechtolsheim, co-fundador da Sun
Microsystems, dada antes do Google ter sido incorporado.[50] No
início de 1999, quando ainda eram estudantes de graduação, Brin e Page decidiram
que o motor de busca que eles tinham desenvolvido
tomava muito do seu tempo a partir de pesquisas acadêmicas. Eles foram ao CEO da Excite, George Bell, e se ofereceram
para comprá-la por 1 milhão de dólares. Ele rejeitou a oferta e,
posteriormente, criticou Vinod Khosla, um dos capitalistas
de risco da Excite, depois de ter negociado com Brin e Page um valor abaixo de
750 mil dólares. Em 7 de junho de 1999, uma rodada de 25 milhões dólares de
financiamento foi anunciada,[51] com
os investidores importantes, incluindo as empresas de capital
de risco Kleiner
Perkins Caufield & Byers e a Sequoia
Capital.[50]
A oferta pública inicial (IPO) do Google
ocorreu seis anos depois, em 19 de agosto de 2004. A empresa ofereceu 19 605
052 partes a um preço de 85 dólares por ação.[52] [53] As
ações foram vendidas em um leilão online
usando um sistema construído pela Morgan
Stanley e Credit Suisse, os subscritores do acordo.[54] [55] A
venda de 1,67 bilhões dólares deu ao Google umacapitalização de mercado de mais de 23 bilhões de
dólares.[56] A
grande maioria das 271 milhões ações permaneceram sob o controle do Google e
muitos funcionários do Google se tornarammilionários de
imediato. Yahoo!,
um concorrente do Google, também se beneficiou, pois possuía 8,4 milhões de
ações do Google antes da IPO.[57]
Algumas pessoas
especularam que a IPO do Google, inevitavelmente, trouxe mudanças na cultura da
empresa. Razões variam desde a pressão dos acionistas para a redução de
benefícios dos empregados ao fato de que muitos executivos da empresa se
tornariam milionários de imediato.[58] Como
resposta a esta preocupação, os co-fundadores Sergey
Brin e Larry Page, prometeram, em um relatório a investidores
potenciais, que a IPO não iria alterar a cultura da companhia.[59] Em
2005, porém, artigos no The New York Times e outras fontes
começaram a sugerir que o Google tinha perdido a sua filosofia anticorporativa,
sem mal (Don't be evil ).[60] [61] [62] Em
um esforço para manter a cultura única da empresa, o Google designou um
Escritório Chefe de Cultura, que também trabalha como diretor de Recursos
Humanos. O objetivo desse escritório é desenvolver e manter a cultura da
companhia e trabalhar em maneiras de manter fiel aos valores em que a empresa
foi fundada: uma organização plana, com um ambiente de colaboração.[63] O
Google também tem enfrentado acusações de sexismo e
de discriminação etária de seus
ex-funcionários.[64] [65]
O desempenho das
ações após a IPO foi bom, com quotas a bater os 700 dólares pela primeira vez
em 31 de outubro de 2007,[66] principalmente
por causa das fortes vendas e dos lucros no mercado de publicidade online.[67] O
aumento no preço das ações foi impulsionado principalmente por investidores
individuais, ao contrário de grandes investidores institucionais e fundos
mútuos.[67] No
início de 2008, a capitalização de mercado da empresa estava acima de US$ 200
bilhões.[68] A
empresa está listada na bolsa
de valores NASDAQ sob o símbolo GOOG e sob a Bolsa de Valores de Frankfurt com
o símbolo GGQ1.
Crescimento[editar | editar código-fonte]
Googleplex,
em Mountain View, Califórnia,
a sede da empresa.
Em março de 1999,
a empresa mudou sua sede para Palo Alto, Califórnia,
lar de várias outras importantes startups de tecnologia do Vale do Silício.[69] No
ano seguinte, contra a oposição inicial de Page e Brin para um motor de busca
financiado por anúncios,[70] o
Google começou a vender anúncios associados a palavras-chave de
busca.[31]A
fim de manter um projeto organizado da página e aumentar a velocidade, as
propagandas eram exclusivamente baseadas em texto. Palavras-chave foram
vendidas com base em uma combinação de propostas de preços e cliques nos
anúncios, com lances a partir de cinco centavos por clique.[31] O
pioneiro deste modelo de venda de publicidade por palavra-chave foi o Goto.com, spin-off do
Idealab, criado por Bill Gross.[71] [72] Quando
a empresa mudou de nome para Overture Services, processou o Google
por alegadas violações das patentes do pay-per-click e de
licitações. A Overture Services viria a ser comprado pelo Yahoo! e
renomeado Yahoo Search Marketing.
O caso foi então resolvido fora do tribunal, concordando com o Google para a
emissão de ações ordinárias para o Yahoo! em troca de uma licença perpétua.[73]
Durante este
tempo, o Google conseguiu uma patente descrevendo
seu mecanismo de PageRank.[74] A
patente foi oficialmente atribuída a Universidade de Stanford e
classificou Lawrence Page como seu inventor. Em 2003, após
superando dois outros locais, a empresa arrendou seu atual complexo da Silicon
Graphics na 1600 Amphitheatre Parkway, em Mountain View, Califórnia.[75] O
complexo tem sido, desde então, conhecido como o Googleplex,
uma brincadeira com a palavra googolplex,
o número um seguido de um googol zeros. Três anos depois, o Google iria comprar
a propriedade da SGI por 319 milhões de dólares.[76] Nessa
época, o nome "Google" encontrou seu caminho na linguagem cotidiana,
fazendo com que o verbo "google" fosse adicionado aoMerriam
Webster Collegiate Dictionary e ao Oxford English Dictionary, cujo
significado era "usar o motor de busca Google para obter informações na
Internet."[77] [78]
Aquisições e
parcerias[editar | editar código-fonte]
Desde 2001, o
Google adquiriu várias empresas, com destaque para pequenas empresas de capital
de risco. Em 2004, o Google adquiriu a Keyhole,
Inc.[79] A
empresa start-up desenvolveu um produto chamado Earth
Viewer, que dava uma visão 3-D da Terra. O Google
renomeou o serviço para Google
Earth, em 2005. Dois anos depois, o Google comprou o site de vídeos
online YouTube por
1,65 bilhão de dólares em ações.[80] Em
13 de abril de 2007, o Google chegou a um acordo para adquirir a DoubleClick por
3,1 bilhões de dólares, dando ao Google relacionamentos valiosos que a
DoubleClick teve com os editores da web e agências de publicidade.[81] Mais
tarde, naquele mesmo ano, o Google adquiriu a GrandCentral por 50 milhões de
dólares.[82] O
site mais tarde seria alterado para Google
Voice. Em 5 de agosto de 2009, o Google comprou a sua primeira empresa
pública, com a compra da fabricante de softwares
de vídeo On2 Technologies por 106,5 milhões de dólares.[83] O
Google também adquiriu a Aardvark, um motor
de busca de redes sociais, por 50 milhões de dólares. Google
comentou em seu blog interno, "estamos ansiosos para colaborar para ver
onde podemos ir."[84] E,
em abril de 2010, o Google anunciou que tinha adquirido uma start-up de hardware,
a Agnilux.[85]
Além das inúmeras
empresas que o Google comprou, a empresa firmou parceria com outras
organizações para tudo, desde pesquisa à publicidade.
Em 2005, o Google fez uma parceria com o NASA Ames Research Centerpara construir
93.000 metros quadrados de escritórios.[86] Os
serviços seriam usados para projetos de pesquisa envolvendo gestão de dados em
grande escala, nanotecnologia, computação distribuída e indústria
espacial empresarial. Mais tarde naquele ano, o Google firmou uma parceria com
a Sun Microsystems, em outubro de 2005 para
ajudar a compartilhar e distribuir outras tecnologias.[87] A
empresa também fez uma parceria com a AOL, da Time
Warner,[88] para
aumentar outros serviços de busca de vídeo. As parcerias do Google em 2005
também incluiu o novo financiamento do domínio de topo .mobi para dispositivos móveis,
juntamente com outras empresas, incluindo a Microsoft, Nokia e Ericsson.[89] O
Google, mais tarde, lançou o "AdSense for Mobile", aproveitando o
mercado emergente de publicidade móvel.[90] Ampliando
sua publicidade para chegar ainda mais longe, o Google e a Fox Interactive
Media, da News Corp, entraram em um acordo de 900 milhões de
dólares para fornecer a busca e publicidade no popular site de redes
sociais MySpace.[91]
Sede do YouTube em San Bruno,Califórnia.
A empresa foi adquirida pela Google em outubro de 2006.[92]
Em outubro de
2006, o Google anunciou que havia adquirido o site de compartilhamento de
vídeos YouTube por
1,65 bilhão de dólares em ações do Google e o negócio foi concluído em
13 de novembro de 2006.[92] O
Google não oferece números detalhados para os custos de funcionamento do
YouTube e as receitas do YouTube em 2007 foram anotadas como "não
materiais" em um arquivamento regulador.[93] Em
junho de 2008, um artigo da revista Forbes projetou
a receita do YouTube em 200 milhões de dólares para 2008,
registrando progressos na venda de publicidade.[94] Em
2007, o Google começou a patrocinar o NORAD Tracks Santa, um
serviço que pretende acompanhar o progresso do Papai Noel na véspera de Natal,[95]usando
o Google
Earth para "acompanhar o Papai Noel", pela primeira vez, em
3-D,[96] e
deslocando a ex-patrocinadora da AOL. O YouTube criou um
canal de vídeos para o NORAD Tracks Santa.[97]
Em 2008, o Google
desenvolveu uma parceria com a GeoEye para lançar um satélite que fornece ao Google imagens com
alta resolução (0,41 m monocromáticas, a cores 1,65 m) para o software Google
Earth. O satélite foi lançado da Base da Força Aérea de Vandenberg em
6 de setembro de 2008.[98] O
Google também anunciou em 2008 que estava hospedando um arquivo de fotografias
da revista Life como parte de sua mais recente
parceria. Algumas das imagens no arquivo nunca foram publicados na revista.[99] As
fotos foram filigrana e originalmente havia postado avisos de direitos autorais
em todas as fotos, independentemente do status de domínio público.[100]
Em 2010, o Google
Energy fez seu primeiro investimento em um projeto de energia renovável, a colocação de 38,8 milhões
dólares em dois parques eólicos na Dakota
do Norte. A companhia anunciou que os dois locais vão gerar 169,5 megawatts de
potência, ou o suficiente para abastecer 55.000 casas. As fazendas, que foram
desenvolvidos pela NextEra Energy Resources, vai reduzir o uso de
combustíveis fósseis na região. NextEra Energy Resources vendeu
ao Google uma participação de 20% do projeto, a fim de obter financiamento para
o desenvolvimento do projeto.[101] Também
em 2010, o Google comprou aGlobal IP Solutions, uma empresa baseada na Noruega, que
prevê teleconferência baseada na web e outros serviços relacionados. Esta
aquisição permitirá à Google incluir serviços de telefonia à sua lista de
produtos.[102] Em
27 de maio de 2010, o Google anunciou que também fechou a aquisição da rede de
publicidade móvel AdMob. Essa compra ocorreu dias após a Federal Trade Commission encerrar
a sua investigação sobre a compra.[103] O
Google adquiriu a empresa por uma quantia não revelada.[104] Em
julho de 2010, o Google assinou um acordo com um parque
eólico de Iowa para comprar 114 megawatts de energia para 20 anos.[105]
Em 2012, o Google
adquiriu a Motorola com o principal objetivo de absorver suas patentes pagando 12,5 bilhões * de dólares pela empresa.[106] E
em 29 de janeiro de 2014 a empresa vendeu Motorola Mobility para a marca
chinesa Lenovo por 2,91 bilhões * de dólares.[107]
Em maio de 2013,
o Google inicia divulgação de um novo serviço, o Timelapse, que possui
praticamente as mesmas funções do Google
Earth, porém mostra a visão de satélite de forma cronológica no período
entre 1984 e 2012.[108] No
início de 2014, a empresa adquiriu por 3,2 bilhões * de dólares, a Nest Labs,
empresa desenvolvedora de alarmes e termostatos inteligentes.[109] [110] [111]
Mudanças na
gestão e criação da Alphabet Inc.[editar | editar
código-fonte]
Ver artigo principal: Alphabet
Inc.
Logo da Alphabet
Inc.
Em 20 de janeiro
de 2011, a empresa anunciou que Larry Page se
tornaria o novo CEO a partir de 4 de abril. Eric
Schmidt, deixaria o cargo depois de 10 anos para assumir a diretoria
executiva, concentrando-se principalmente em parcerias e assuntos
governamentais. Sergey Brin passou a cuidar de projetos
estratégicos e se tornou o responsável pelos novos produtos da empresa.[112]
Em 2011 um acionista
processou a empresa, alegando que estava permitindo que farmácias canadenses
veiculassem anúncios de remédios que
precisam de prescrição.[113]
Em 10 de agosto
de 2015, a empresa reorganizou suas diversas áreas em uma holding, a Alphabet
Inc., que tem a Google como principal subsidiária. Como parte da
reestruturação, Sundar Pichai foi promovido ao cargo de CEO da Google.[114]
Produtos e
serviços[editar | editar código-fonte]
Ver também: Lista de ferramentas e
serviços do Google
Publicidade[editar | editar código-fonte]
Noventa e nove
por cento da receita do Google é derivada de seus programas de publicidade.[115] Para
o ano fiscal de 2006, a empresa registrou 10,492 bilhões dólares em
receitas totais de publicidade e apenas 112 milhões de dólares em licenças e
outras receitas.[116] O
Google tem implementado várias inovações no mercado de publicidade online que
ajudou a torná-lo um dos maiores corretores do mercado. Usando a tecnologia da
empresa DoubleClick, o Google pôde determinar os interesses
dos utilizadores e as propagandas de destino para que sejam relevantes para seu
contexto e para o usuário que a está vendo.[117] [118] O Google
Analytics permite que proprietários de sites possam rastrear onde
e como as pessoas usam seu site e, por exemplo, analisem as taxas de clique
para todos os links em uma página.[119] Os
anúncios do Google podem ser colocados em sites de terceiros em um programa de
duas partes. O Google AdWords permite que os anunciantes
exibam seus anúncios na rede de conteúdo do Google, quer através de um custo
por clique ou por custo de visitação. O serviço irmão, Google
AdSense, permite que os proprietários de um web site exibam
esses anúncios em seu site e ganhem dinheiro com todos os anúncios que são
clicados.[120]
Uma das
desvantagens e críticas deste programa é a incapacidade do Google em combater
fraudes de cliques, quando uma pessoa ou um script automatizado "clica"
em propagandas sem estar interessado no produto, para trazer lucros para o dono
do site. Relatórios de 2006 afirmaram que entre 14 e 20 por cento dos cliques
eram de fato fraudulentos ou inválidos.[121] Além
disso, houve uma controvérsia sobre o Google "busca dentro de busca",
onde uma caixa de pesquisa secundária permite ao usuário encontrar o que está
olhando dentro de um determinado site. Foi logo informado que o "busca
dentro de busca" é usado para uma empresa específica, anúncios de
concorrentes e de empresas rivais muitas vezes são mostrados juntamente com os
resultados, tirando os usuários de sua busca inicial.[122] Outra
queixa contra a publicidade do Google é a censura dos
anunciantes, embora muitos casos cumprimento estejam de acordo com o Digital Millennium Copyright Act.
Por exemplo, em fevereiro de 2003, o Google parou de mostrar as propagandas da Oceana,
uma organização sem fins lucrativos,
protestando contra práticas de tratamento de esgoto de um navio
de cruzeiro. O Google citou a sua política editorial na época, afirmando
que "o Google não aceita publicidade se os defensores do anúncio ou site
estarem contra outros indivíduos, grupos ou organizações".[123] A
política foi alterada mais tarde.[124] Em
junho de 2008, o Google fez um acordo publicitário com o Yahoo!, para
permitir anúncios do Google em páginas do Yahoo!. A aliança entre
as duas empresas nunca foi totalmente realizada devido às preocupações antitruste do Departamento de Justiça dos
Estados Unidos. Como resultado, o Google retirou-se do negócio em novembro
de 2008.[125] [126]
Motor de busca[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Google
Search
Página inicial do Google
Search.
O motor
de busca do Google na web é o serviço mais popular da companhia e o
site mais acessado do mundo. De acordo com pesquisa de mercado publicado pelacomScore,
em novembro de 2009, o Google era o motor
de busca dominante no mercado dos Estados
Unidos, com uma quota de mercado de 65,6%.[127] O
Google indexa trilhões de páginas web, de modo que os usuários podem pesquisar
as informações que quiser, através do uso de palavras-chave e operadores.
Apesar de sua popularidade, tem recebido críticas de várias organizações. Em
2003, o The New York Times se queixou de
indexação do Google, alegando que o cache de
conteúdo do Google em seu site violava os seus direitos
autorais sobre o conteúdo.[128] Neste
caso, o Tribunal Distrital de Nevada decidiu em favor do Google nos casos Field
v. Google e Parker v. Google.[129] [130] Além
disso, a publicação 2600: The Hacker Quarterly compilou
uma lista de palavras que a nova ferramenta de pesquisa instantânea do gigante
da web não irá procurar.[131] O
site "Google Watch" também criticou os algoritmos do PageRank,
do Google, dizendo que eles discriminam novos sites e favorecem os já
estabelecidos,[132]também
foram feitas acusações sobre as conexões entre a Google, a NSA e a CIA.[133] Apesar
das críticas, o motor de pesquisa básica já se espalhou para serviços
específicos também, incluindo um motor de busca de imagens, os sites de busca Google
News, Google Maps e muito outros. No início de 2006,
a companhia lançou o Google
Video, que permite que os usuários carreguem, pesquisem e vejam vídeos
da internet.[134] Em
2009, no entanto, os uploads para o Google Video foram
interrompidos para que o Google pudesse se concentrar mais no aspecto da busca
do serviço.[135] A
empresa também desenvolveu o Google
Desktop, uma aplicação de pesquisa de desktopusada para
procurar por arquivos locais de computador.
O desenvolvimento mais recente do Google em busca é a sua parceria com o United
States Patent and Trademark Office para criar o Google
Patents, que permite livre acesso à informação sobre patentes e marcas.
Um dos serviços
de busca mais controversos do Google é o Google
Books. A empresa começou a digitalizar livros, upload de
visualizações limitadas e livros completos, quando permitido, em seu novo motor
de busca de livros. A Authors Guild, grupo que
representa 8.000 autores dos Estados
Unidos, entrou com uma ação coletiva em um tribunal federal de Manhattan contra
o Google em 2005 por este novo serviço. O Google respondeu que está em
conformidade com todas as aplicações existentes e históricas das leis de
direitos autorais sobre os livros.[136] O
Google finalmente chegou a um acordo revisto em 2009, para limitar as suas
digitalizações de livros de países como Estados Unidos, Reino
Unido, Austrália e Canadá.[137] Além
disso, a Corte Cível de Paris decidiu contra o Google no final de 2009,
pedindo-lhe para remover as obras de La Martinière (Éditions du Seuil) de sua
base de dados.[138] Na
competição com a Amazon.com, o Google planeja vender versões digitais de
livros novos.[139] Da
mesma forma, em resposta ao recente lançamento do Bing, em 21 de
julho de 2010, o Google atualizou sua busca de imagens para exibir uma
sequência de thumbnails que, quando selecionadas, são
ampliadas. Apesar de buscas da web ainda aparecem em um formato tradicional de
página, em 23 de julho de 2010, definições de dicionário para determinadas
palavras em inglês começaram a aparecer acima dos
resultados ligados para pesquisas na web.[140]
Ferramentas de
produtividade[editar | editar código-fonte]
Além de seus
serviços padrão de busca na web, o Google lançou ao longo dos anos uma série de
ferramentas de produtividade online. O Gmail, um serviço de webmail gratuito
fornecido pela Google, foi lançado como umprograma beta somente para convidados em
1 de abril de 2004[141] e
tornou-se disponível ao público em geral em 7 de fevereiro de 2007.[142] O
serviço foi atualizado a partir da versão beta em 7 de julho de 2009,[143] quando
tinha 146 milhões de usuários mensais.[144] O
serviço seria o primeiro serviço online de e-mail com um gigabyte de
armazenamento e um dos primeiros a manter e-mails da mesma conversa juntos em
uma mesma conversa, semelhante a um fórum na Internet.[141] O
serviço oferece atualmente mais de 7400 MB de
armazenamento gratuito com armazenamento adicional variando de 20 GB para 16 TB disponível
para os Estados Unidos por 0,25 dólares por 1 GB por
ano.[145] Além
disso, os desenvolvedores de software conhecem o Gmail por ter sido o pioneiro
no uso do AJAX, uma técnica de programação que permite que
páginas da web sejam interativas sem a necessidade de atualizar o navegador.[146] Uma
das críticas ao Gmail tem sido a potencial de divulgação de dados, um risco
associado com muitas aplicações online. Steve
Ballmer (CEO da Microsoft),[147] Liz
Figueroa,[148]Mark
Rasch[149] e
os editores do Google Watch[150] acreditam
que a transformação de conteúdo da mensagem de e-mail vai além da utilização
adequada, mas o Google afirma que o correio enviado para ou do Gmail nunca é
lido por outro ser humano para além do titular da conta e só é
usado para melhorar a relevância dos anúncios.[151]
Google
Docs, uma outra parte da suíte de produtividade do Google, permite aos
usuários criar, editar e colaborar em documentos em um ambiente online, não
muito diferente do Microsoft Word. O serviço era originalmente chamado Writely,
mas foi obtida pelo Google em 9 de março de 2006, onde foi lançado como uma
pré-visualização somente para convidados.[152] Em
6 de junho, após a aquisição, o Google criou um programa de edição de planilha
eletrônica experimental,[153] o
que seria combinado com Google Docs em 10 de outubro.[154] Um
programa para editar apresentações iria completar o conjunto em 17 de setembro
de 2007,[155] antes
de todos os três serviços serem tirados da versão beta junto com o Gmail, Google
Agenda e todos os produtos a partir do Google
Apps em 7 de julho de 2009.[143]
Produtos
corporativos[editar | editar código-fonte]
Aparelho de
pesquisa do Google na Conferência RSAde 2008.
O Google entrou
no mercado corporativo em fevereiro de 2002 com o lançamento do seu Google Search Appliance, direcionado a
fornecer tecnologia de busca para grandes organizações.[31] A
empresa lançou o Google Mini três anos mais
tarde, que tinha como alvo organizações menores. No final de 2006, o Google
começou a vender o Business Edition Custom Search, oferecendo aos
clientes uma janela de publicidade gratuita para índice do Google.com. O
serviço foi rebatizado Google Site Search, em 2008.[156]
Outro dos
produtos corporativos do Google é o Google Apps Premier Edition. O
serviço, e seus acompanhantes Google Apps Education Edition e Standard
Edition, permite que empresas, escolas e outras organizações possam levar
aplicações online do Google, como Gmail e Google Docs, em seu próprio domínio.
O Premier Edition inclui especificamente extras sobre o Standard
Edition, tais como mais espaço em disco, acesso à API e suporte premium e
custa 50 dólares por usuário por ano. A implementação de grandes Google
Apps com 38.000 usuários está na Universidade Lakehead em Thunder
Bay, Ontário, Canadá. No
mesmo ano em que foi lançado o Google Apps, o Google adquiriu o Postini[157] e
passou a integrar as tecnologias de segurança da empresa para o Google Apps[158] sob
o nome de Serviços Google Postini.[159]
Outros
produtos[editar | editar código-fonte]
O Google
Tradutor é um do lado do servidor de serviços de tradução automática, que pode traduzir entre 35 idiomas diferentes.
Extensões para navegadores permitem fácil acesso ao Google Tradutor a partir do
navegador. O software utiliza técnicas da linguística de corpus, onde o programa
"aprende" a partir de documentos traduzidos profissionalmente,
especificamente das Nações Unidas e de procedimentos do Parlamento Europeu.[160] Além
disso, a opção "sugerir uma tradução melhor" acompanha o texto
traduzido, permitindo aos usuários que indiquem onde a tradução apresentada
está incorreta ou inferior a outra tradução.
O Google lançou
seu serviço Google Notícias em 2002. O site proclamou que
a empresa havia criado um site "altamente incomum" que "oferece
um serviço de notícias compilado unicamente poralgoritmos de
computador, sem intervenção humana. A Google não emprega editores, editores de
gestão, ou editores executivos."[161] O
site hospeda menos conteúdo de notícias licenciado do que o Yahoo!
News e apresenta os links topicamente selecionados por pedaços de
notícias e opiniões, juntamente com reproduções de suas manchetes, leads e
fotografias.[162] As
fotografias são tipicamente reduzidas para o tamanho de miniaturas e colocadas
ao lado das manchetes de outras fontes de notícias sobre o mesmo tema, a fim de
minimizar a alegada a violação de direitos
autorais. No entanto, Agence France-Presse processou o Google
por violação de direitos autorais em um tribunal federal no Distrito de Columbia, um caso que o Google
resolveu por uma quantia não revelada em um acordo que inclui uma licença do
texto completo de artigos da AFP para uso no Google Notícias.[163]
Nexus 5,
parte da série Google Nexus
Em 2006, o Google
fez uma proposta para oferecer acesso de banda
larga sem fios em toda a cidade de São Francisco, Estados
Unidos, juntamente com provedor de acesso à InternetEarthLink. Empresas de
telecomunicações de grande porte como a Comcast e a Verizon fazem
oposição contra tais esforços, alegando que isso é "concorrência
desleal" e que as cidades estariam violando seus compromissos de oferecer monopólios locais
a essas empresas. Em seu depoimento perante o Congresso dos Estados Unidos sobre
a neutralidade da rede em 2006, o chefe do
Google, Vint
Cerf culpou tais táticas no fato de que quase metade de todos os
consumidores não têm escolha significativa em provedores de banda larga.[164] O
Google oferece atualmente acesso wi-fi gratuito
em sua cidade natal, Mountain View na Califórnia.[165]
Um ano depois,
surgiram relatos de que o Google estava planejando o lançamento de seu próprio celular,
possivelmente, um concorrente do iPhone da Apple Inc..[166] [167] [168] O
projeto, chamado Android, acabou por não ser um telefone, mas um sistema operacional para dispositivos
móveis, o que o Google adquiriu e depois lançou como um projeto código
aberto sob alicença Apache 2.0.[169] O
Google fornece um kit de desenvolvimento de software para
desenvolvedores para que aplicativos possam ser criados para serem executados
no Android baseado. Em setembro de 2008, a T-Mobile lançou
o G1,
o primeiro telefone com Android.[170] Mais
de um ano depois, em 5 de janeiro de 2010, o Google lançou um telefone Android
sob o seu próprio nome chamado de Nexus One.[171]
Outros projetos
do Google incluem um serviço de comunicação colaborativa novo, um navegador e até mesmo um sistema
operacional móvel. O primeira deles foi anunciada pela primeira vez em 27 de
maio de 2009. O Google Wave foi descrito como um produto que ajuda
os usuários a se comunicarem e colaborarem na web. O serviço é um "email
redesenhado" do Google, com edição em tempo real, capacidade de incorporar
áudio, vídeo e outras mídias, e extensões que melhoram ainda mais a experiência
de comunicação. O Google Wave foi anteriormente na visualização de um
desenvolvedor, onde os usuários interessados tinham que ser convidados para
testarem o serviço, mas foi liberado para o público em geral em 19 de maio de
2010, no Google I/O. Em 1 de setembro de 2008, o Google
pré-anunciou a disponibilidade futura doGoogle
Chrome, um navegador de de código
aberto,[172] que
foi depois lançado em 2 de setembro de 2008. No ano seguinte, em 7 de julho de
2009, o Google anunciou o Google
Chrome OS, um sistema operacional decódigo
aberto baseado no Linux que inclui apenas um navegador de web e é projetado
para que os usuários façam login em sua conta Google.[173] [174]
Em 2011, o Google
anunciou que irá desvendar Google
Wallet, uma aplicação móvel para pagamentos sem fio.[175] No
mesmo ano, a empresa anunciou que estava trabalhando em um serviço de rede
social chamadoGoogle+.[176]
Identidade
visual[editar | editar código-fonte]
O Google já teve
vários logotipos e desde então sua fama tem crescido de
décadas a décadas por pesquisas e muitas pesquisas desde a sua criação. O
penúltimo logotipo da empresa foi desenhado por Ruth Kedar,
baseado na fonte tipográfica Catull.[177] O
Google também realiza várias modificações em seu logotipo, como recursos
cômicos ou animações, para utilização em feriados, aniversários de pessoas
famosas e em grandes eventos, como os Jogos Olímpicos.[178] Estes
logotipos especiais, alguns desenhados por Dennis Hwang, tornaram-se conhecidos
como Google Doodles.[178]
Larry Page (esquerda)
e Sergey
Brin, os fundadores do Google.
O Google é
conhecido por ter uma cultura corporativa informal. Na lista da revista Fortune das
melhores empresas para se trabalhar, o Google ficou em primeiro lugar em 2007 e
2008[179] [180] e
em quarto em 2009 e 2010.[181] [182] A
empresa também foi indicada em 2010 como o empregador mais atraente do mundo
mais para formar alunos no índice de atração de talentos Universum
Communications.[183] A
filosofia corporativa do Google incorpora princípios tão casuais como
"você pode ganhar dinheiro sem fazer o mal", "você pode ser
sério sem um terno" e "o trabalho deve ser desafiador e os desafios
devem ser divertidos."[184]
Googleplex[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Googleplex
A sede do Google
em Mountain View, Califórnia,
é conhecida como "Googleplex", um jogo de palavras com o número googolplex e
do fato da sede ser um complexo de edifícios. A entrada está decorada com um
piano, lâmpadas de lava, aglomerados de servidores antigos
e uma projeção de consultas de pesquisa na parede. Os corredores estão cheios
de bolas de exercício e bicicletas. Cada funcionário tem acesso ao centro de
recreação da empresa. As instalações recreativas estão espalhadas pelo campus e
incluem uma sala de exercícios com pesos e máquinas de remo, vestiários,
lavadoras e secadoras, uma sala de massagem, jogos de vídeo variados, futebol
de mesa, um piano de meia cauda, uma mesa de bilhar e ping pong.
Além da sala de recreação, há salas de lanche abastecidas com vários alimentos
e bebidas.[185]
Googleplex,
o principal e maior campuscorporativo do Google.
Em 2006, o Google
mudou-se para um espaço de escritórios com 28.900 m² em Nova
Iorque, na 111 Eighth Avenue, em Manhattan.[186] O
escritório foi especialmente concebido e construído para o Google e que agora
abriga a sua maior equipe de publicidade e vendas, que tem sido instrumental na
obtenção de grandes parcerias.[186] Em
2003, eles adicionaram uma equipe de engenharia em Nova Iorque, que tem sido
responsável por mais de 100 projetos, incluindo o Google
Maps, Google Spreadsheets, entre outros. Estima-se
que o edifício custou ao Google 10 milhões de dólares por ano de aluguel e é
similar em design e funcionalidade com a sua sede de Mountain View, incluindo
futebol de mesa, hóquei de ar, e mesas de ping-pong, bem como uma área de jogo
de vídeo. Em novembro de 2006, o Google abriu escritórios no campus da Universidade Carnegie Mellonem Pittsburgh,
com foco na codificação de compras relacionadas a propaganda e aplicações para smartphones e programas.[187] [188] Em
fins de 2006, o Google também criou uma nova sede para sua divisão de AdWords em Ann Arbor, Michigan.[189] Além
disso, o Google tem escritórios em todo o mundo, e nos Estados
Unidos, incluindo Atlanta, Austin,Boulder, São Francisco, Seattle e Washington
DC.
O Google está
tomando medidas para assegurar que suas operações sejam ambientalmente
corretas. Em outubro de 2006, a empresa anunciou planos de instalar milhares depainéis solares para fornecer até 1,6 megawatts de eletricidade,
o suficiente para satisfazer cerca de 30% das necessidades de energia do
campus.[190] O
sistema será o maior sistema de energia
solar construída em um campus corporativo dos Estados Unidos e um dos
maiores em qualquer local corporativo do mundo.[190] Além
disso, o Google anunciou em 2009 a implantação rebanhos de cabraspara manter as pastagens ao redor do
Googleplex curtas, ajudando a prevenir a ameaça de incêndios sazonais e, ao
mesmo tempo, reduzir a pegada
de carbono de cortar extensos terrenos.[191] [192] A
ideia de aparar gramados usando cabras originou-se com R. J. Widlar, um
engenheiro que trabalhava para a National Semiconductor.[193] Apesar
disso, o Google tem enfrentado acusações da Harper's Magazine de ser extremamente
excessivo com o uso de energia e foi acusado de empregar o seu lema "Não
seja mau" bem como a sua economia de energia muito públicos como meio de
tentar encobrir ou compensar as enormes quantidades de energia que seus servidores
realmente necessitam.[194]
Empregados[editar | editar código-fonte]
Os novos
funcionários são chamados de "Nooglers" e recebem um boné com uma
hélice para usar em sua primeira TGIF.[195]
O desempenho das
ações da Google após a sua oferta pública inicial (OPI) permitiu
que muitos funcionários fossem compensados competitivamente cedo.[196] Depois
da OPI da empresa, os fundadores Sergey
Brin e Larry Page e o CEO Eric
Schmidt solicitaram que seu salário base fosse cortado para 1 dólar.
Ofertas subsequentes pela empresa para aumentar seus salários foram rejeitadas,
principalmente porque sua remuneração principal continuava a vir das ações que
possuíam da Google. Antes de 2004, Schmidt lucrava 250 mil dólares por ano e
Page e Brin ganhavam um salário de 150.000 dólares cada um.[197]
Em 2007 e até o
início de 2008, vários dos principais executivos deixaram o Google. Em outubro
de 2007, o ex-diretor financeiro do YouTube Gideon
Yu se juntou ao Facebook,[198] juntamente
com Benjamin Ling, um engenheiro de alto escalão.[199] Em
março de 2008, Sheryl Sandburg, então vice-presidente global de vendas e
operações on-line, começou a sua posição como chefe de operações do Facebook,[200] enquanto
Ash ElDifrawi, ex-chefe de publicidade da marca, deixou a empresa para se
tornar diretor de marketing da Netshops, uma empresa de varejo on-line
que foi renomeada Hayneedle em 2009.[201] Em
4 de abril de 2011, Larry Page tornou-se CEO e Eric Schmidt
se tornou presidente executivo da Google.[202]
Como uma técnica
de motivação, o Google utiliza uma política muitas vezes chamado Innovation
Time Off, onde os engenheiros do Google são encorajados a gastar 20% do seu
tempo de trabalho em projetos que lhes interessam. Alguns dos novos serviços do
Google, como o Gmail, Google Notícias, Orkut e AdSense originaram-se
destes esforços independentes.[203] Em
uma palestra na Universidade de Stanford, Marissa
Mayer, vice-presidente de Produtos Pesquisa e Experiência do Usuário do
Google, mostrou que metade de todos os lançamentos de novos produtos atuais se
originaram a partir do Innovation Time Off.
Em março de 2011,
empresa de consultoria Universum divulgou dados de que o Google ocupa o
primeiro lugar na lista de empregadores ideais por quase 25% dos 10 mil jovens
profissionais perguntados pela pesquisa.[204]
Ovos de
páscoa, brincadeiras de 1º de abril e doodles[editar | editar
código-fonte]
Ver artigo principal: Google
Gulp
A Google tem uma tradição de criar piadas do dia da mentira. Por exemplo, o Google MentalPlex supostamente era caracterizado por usar o poder mental para pesquisar na web.[205] Em 2007, o Google anunciou um serviço de Internet gratuito chamado TiSP, ou Toilet Internet Service Provider, onde se obtinha uma conexão através de lavagem da extremidade de uma fibra ótica no banheiro.[206] Também em 2007, na página do Gmail, o Google é exibiu um anúncio para o Papel Gmail, permitindo aos usuários enviar mensagens de e-mail impresso.[207] Em 2008 o Google anunciou o tempo personalizado do Gmail, onde os usuários podiam mudar a data que o email foi enviado.[208] Em 2010, a brincadeira do Google mudou o nome da empresa para Topeka em honra de Topeka, Kansas, cujo prefeito realmente mudou o nome da cidade para Google por um curto período de tempo em uma tentativa de convencer o Google a levar o seu novo projeto Fibra Google para a cidade.[209] [210] Em 2011, o Google anunciou Movimento Gmail, uma maneira interativa de controlar o Gmail e o computador com movimentos do corpo através da webcam do usuário.[211]
Além de piadas 1ª
de abril, os serviços do Google contém uma série de Ovos de Páscoa. Por exemplo, o Google
incluiu o Cozinheiro Sueco "Bork Bork Bork,"
Pig Latin, "Hacker" ou leetspeak, Hortelino e Klingon como
seleções de línguas para seu mecanismo de busca.[212] Além
disso, o calculador do motor de pesquisa fornece a resposta para a Questão
Fundamental da Vida, do Universo e de Tudo Mais de Douglas
Adams, autor de O Guia do Mochileiro das Galáxias.[213] Além
disso, ao procurar a palavra "recursão", resultado do corretor
ortográfico para a palavra escrita corretamente é exatamente a mesma palavra,
criando um link recursivo.[214] No Google
Maps, em busca de direções entre os lugares separados por grandes massas de
água, tais como Los Angeles e Tóquio, resulta em instruções para "jetski através
do Oceano Pacífico." Durante a Copa do Mundo FIFA de 2010, as consultas
de busca para os termos "World Cup", "FIFA", etc, fazia
surgir o "Goooo... gle", um indicador de página na parte inferior de
cada página de resultados.[215] Além
disso, o motor de busca do Google também comemora os aniversários da empresa e
feriados com os chamados "doodles", que consistem em mudanças no
visual do logotipo da empresa.[216]
Filantropia[editar | editar código-fonte]
Em 2004, o Google
formou o sem fins lucrativos e filantrópico Google.org,
com um fundo de inicial de 1 bilhão de dólares.[217] A
missão da organização é criar uma conscientização sobre a mudança climática, a saúde pública mundial e a pobreza global.
Um de seus primeiros projetos foi o de desenvolver uma alternativa viável para veículos elétricos híbridos pulg-in que podem atingir
161 quilômetros por tanque. O Google contratou o Dr.
Larry Brilliant como diretor executivo do programa em 2004[218] e
o atual diretor é Megan Smith.[219]
Em 2008 o Google
anunciou seu "projeto 10100", que aceita ideias de como
ajudar a comunidade e, em seguida, permitiu que os usuários do Google votassem
em seus favoritos.[220] Após
dois anos de silêncio, durante o qual muitos se perguntaram o que tinha
acontecido com o programa,[221] o
Google revelou os vencedores do projeto, dando um total de 10 milhões de
dólares para várias ideias que vão desde organizações sem fins lucrativos que
promovem a educação para um site que pretende fazer todos os documentos legais
públicos e online.[222]
Em 2011, o Google
doou 1 milhão de euros para
a Olimpíada Internacional de
Matemática para apoiar os próximos cinco anos da olimpíada
(2011-2015).[223]
Neutralidade da
rede[editar | editar código-fonte]
O Google é um
apoiante notável da neutralidade da rede. Segundo o Guia
da Neutralidade da Rede do Google:
Neutralidade da
rede é o princípio de que os usuários da Internet devem estar no controle do
conteúdo que eles vêem e de quais aplicações eles usam na internet. A Internet
tem operado de acordo com este princípio de neutralidade desde seus primeiros
dias... Fundamentalmente, a neutralidade da rede é a igualdade de acesso à
Internet. Em nossa opinião, as operadoras de banda larga não devem ser
autorizadas a usar seu poder de mercado para discriminar candidatos ou
conteúdos concorrentes. Assim como as empresas de telefonia não estão
autorizadas a dizer aos consumidores para quem eles devem ligar ou o que eles
podem dizer, as operadoras de banda larga não devem ser autorizadas a utilizar
seu poder de mercado para controlar a atividade online.[224]
Em 7 de fevereiro
de 2006, Vint Cerf, co-inventor do protocolo de Internet (IP), e
vice-presidente atual e "Chief Internet Evangelist" no Google, em
depoimento perante o Congresso dos Estados Unidos, disse,
"permitir que as operadoras de banda larga controlem o que as pessoas vêem
e fazem online seria fundamentalmente o mesmo que minar os princípios que
tornaram a Internet um sucesso tão grande."[225]
Privacidade[editar | editar código-fonte]
Eric
Schmidt, chefe-executivo do Google, disse em 2007, em uma entrevista ao Financial
Times: "O objetivo é permitir que usuários do Google sejam capazes
de fazer perguntas como "O que vou fazer amanhã? e "Em qual trabalho
devo me ocupar?".[226] Schmidt
reafirmou isso em 2010, em uma entrevista ao Wall Street Journal:".. Eu realmente
acho que a maioria das pessoas não querem o Google para responder suas
perguntas, elas querem Google para dizer-lhes o que deve fazer em
seguida."[227]
Em dezembro de
2009, o CEO do
Google, Eric Schmidt, declarou após declarações sobre as preocupações com a
privacidade dos usuários do Google: "Se você tem algo que você não quer
que ninguém saiba, talvez você não deveria estar fazendo isso em primeiro
lugar. Se você realmente precisa desse tipo de privacidade, a realidade é que
os motores de busca - inclusive o Google - não guardam esta informação há algum
tempo e é importante, por exemplo, que todos nós estamos sujeitos nos Estados
Unidos ao Patriot Act e é possível que todas as
informações que podem estar disponíveis às autoridades."[228] O Privacy International classificou o
Google como "hostil à privacidade", a sua classificação mais baixa em
seu relatório, fazendo do Google a única empresa na lista a receber essa
classificação.[229] [230] [231]
Na conferência
Techonomy de 2010 Eric Schmidt previu que "a verdadeira transparência e
sem anonimato" é o caminho a seguir na internet: "Em um mundo de
ameaças assíncronas é muito perigoso que não que haja alguma
maneira de identificá-lo. Nós precisamos de um [verificado] serviço de nomes
das pessoas. Os governos vão exigir isso." Ele também disse que "Se
eu olhar o suficiente da sua mensagem e a sua localização, com uso deinteligência artificial, podemos prever
onde você está indo. Mostre-nos 14 fotos de si mesmo e podemos identificar quem
você é. Você acha que você não tem 14 fotos de si mesmo na internet? Você tem
fotos no Facebook!"[232]
Veículo usado no
serviço Google Street View
Durante o período
compreendido entre os anos de 2006 e 2010, os carros com câmeras acopladas do Google Street View recolheram cerca de 600 gigabytes de
dados de usuários de redes Wi-Fi sem criptografação públicas e privadas em mais de 30 países. A não
divulgação e nem uma política de privacidade foi oferecida para as pessoas
afetadas e nem para os proprietários das estações de Wi-Fi. Um representante do
Google afirmou que eles não estavam conscientes de suas atividades de coleta de
dados privados, até um inquérito de reguladores alemão ter sido enviado e que
nenhum destes dados foi utilizado no motor de busca do Google ou em outros
serviços da empresa. Um representante da Consumer Watchdog respondeu:
"Mais uma vez, o Google tem demonstrado uma falta de preocupação com a
privacidade." Em um sinal de que as sanções legais podem ter algum
resultado, o Google afirmou que não irá destruir os dados até ser permitido
pelos reguladores.[233] [234]
O grupo sem fins
lucrativos de Pesquisa de Informação Pública lançou o Google
Watch, um site anunciado como "um olhar para o monopólio, algoritmos e
questões de privacidade do Google."[235] [236] O
site levantou questões relacionadas ao armazenamento de cookies do
Google, que em 2007 tinha uma vida útil de mais de 32 anos e incorporou uma ID
exclusiva para a criação habilitada de um log de
dados do usuário.[237] O
Google também tem enfrentado críticas em relação ao lançamento do Google
Buzz, versão do Google para redes
sociais, onde os usuários do Gmail têm
suas listas de contatos automaticamente tornadas públicas a menos que eles
optem por sair.[238] O
Google tem sido criticado por sua censura de
determinados sites em determinados países e
regiões. Até março de 2010, o Google aderiu às políticas
de censura à internet da China, aplicada por meio de filtros
conhecidos coloquialmente como "O Grande Firewall da China".[239] Houve
relatos em 2010 de um vazamentos de telegramas diplomáticos através de uma
invasão do Politburo Chinês aos computadores do Google como parte de uma
campanha mundial coordenada de sabotagem aos computadores de "agentes do
governo, especialistas em segurança privada e bandidos da Internet recrutados
pelo governo chinês."[240]
Apesar de ser
altamente influente nas políticas públicas locais e internacionais o Google não
divulga seus gastos político online. Em agosto de 2010, advogado público da
cidade de Nova Iorque, Bill
de Blasio, lançou uma campanha nacional pedindo à corporação a divulgação
de todos os seus gastos políticos.[241]
Em 2014, o Google
e o Yahoo faz parceria para criar um sistema de e-mail seguro até 2015, que
pode impossibilitar que hackers ou funcionários governamentais decifrem as
mensagens de usuários, ou até mesmo os provedores de e-mail.[242]
Ver também[editar | editar código-fonte]
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Ligações externas[editar | editar código-fonte]
Outros projetos Wikimedia também
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