sexta-feira, 9 de abril de 2010

educação em geral e incentivo à arte de escrever

Assunto: concursos de redação e blogs

Objetivo: educação em geral e incentivo à arte de escrever



A Educação dos jovens é fundamental ao futuro de nosso povo. A consciência bem desenvolvida do compromisso de solidariedade, de preocupação com o meio ambiente e a formação de uma nação respeitada passam pela preparação objetiva de nossos jovens, processo que tem se mostrado falho, carente de instrumentos eficazes de motivação.

Consideramos ser nossa oportunidade de ação promover e induzir entidades a fazer concursos de redação e blogs.

Por quê isso? Para quê tanta preocupação?

O século 21 apresenta desafios colossais que exigem maior conscientização para a sustentabilidade e aprimoramento do processo democrático e do exercício da cidadania.

Nesse início de milênio a humanidade percebe a necessidade de mudança de hábitos e os riscos do mau uso dos recursos naturais assim como se constata o agravamento de questões comportamentais com a ampliação do consumo de drogas, crime organizado e o fundamentalismo religioso e político.

Os processos convencionais de educação no Brasil carecem de capilaridade e amplitude, mais ainda diante do impacto dos padrões de vida de migrantes, que se instalam na periferia das cidades sem preparo para a vida urbana. Famílias numerosas exigem escolas, creches, segurança e vigilância que se demonstram insuficientes para a formação dos futuros adultos, trabalhadores, cidadãos.

Nossa primeira proposta é o concurso de redação.

Escrever é um conhecimento mais do que necessário ao cidadão, que deseja seguir carreiras profissionais em grandes empresas e instituições públicas. Infelizmente é facilmente constatável enorme deficiência nessa arte em nosso país. Isso inibe profissionais e afasta os jovens da boa Literatura, pior ainda, desestimula sua expressão em processos sociais onde a boa manifestação é necessária.

No Brasil estamos sob uma enxurrada de situações que ensejariam textos, redações, manifestações por escrito de todos, por quê não acontecem?

Imaginamos que uma causa do imobilismo social seja a falta de confiança pessoal na capacidade de expressão escrita. Se assim for podemos e devemos, adultos, criar instrumentos de ensino complementar e estímulos ao aprendizado da Língua Portuguesa.

Vimos, com satisfação, o Projeto “Olho Vivo” [i] da Controladoria Geral da União.

No portal do projeto [ii] temos todas as orientações possíveis, bastando participar ou copiar seus métodos para concursos locais.

Ou seja, interagindo com escolas, ONGs, clubes de serviço etc. poderemos, cada ... em seu ambiente, criar divulgação e prêmios para concursos de redação com temas que considerar mais importantes.

Note-se que os prêmios devem ser justos, não exagerados, dimensionados para se poder repeti-los sempre que necessário, criando-se, se possível, calendário permanente de premiações.

E o concurso de blogs?

Um fenômeno interessante é a facilidade que a garotada demonstra de assimilar as técnicas do mundo WEB, usando-o, contudo, de forma aleatória e freqüentemente de maneira prejudicial à própria formação.

Podemos, entretanto, estimular o bom uso da internet. Lembrando que o ser humano reage a estímulos, que procura compensações. Nossos clubes de serviço, ONGs, a ... e outras entidades têm como criar prêmios, exaltar competidores e vencedores e, assim, motivar comportamentos proativos em relação à sociedade humana.

Entendemos, pois, que a internet pode ser usada de forma eficaz pelos internautas jovens se nossos futuros cidadãos tiverem motivação para bons trabalhos de divulgação de idéias, reportagens, textos etc. em temas escolhidos criteriosamente por comissões de educadores e lideranças, especialmente dentro de instituições com maior credibilidade e preocupação com o futuro da comunidade interna e externa a suas organizações.

Entre as muitas formas de exposição na internet existem os blogs [iii].

Acreditamos que os blogs mais o youtube [iv], picassa [v] e similares assim como concursos de redação sejam instrumentos de ação eficaz, de fácil implementação e com efeitos pedagógicos importantes se soubermos aplicá-los de forma atraente aos jovens.

Tendo custos reduzidos, qualquer pessoa que saiba ler terá espaço de trabalhos fotográficos, filmes (usando em paralelo o youtube ou similar), desenhos e textos escritos e/ou gravados (som).

Nossa proposta é que a ... divulgue e promova (as ...) concursos de redação e de blogs com temas de interesse social, técnico, filosófico etc. visando a boa formação do blogueiro e a criação de bibliotecas temáticas de uso geral no ambiente WEB.

Fizemos para explicar essa proposta os blogs:

http://concursodeblogscuritiba.blogspot.com/

http://criarumblogamador.blogspot.com/

Como implementar esses concursos?

Acreditamos que a divulgação .... proposta trará contribuições, idéias e talvez ações imediatas.

Imaginamos que a ..., discretamente ou publicamente, tem como estimular esse processo, formulando regulamentos, criando comissões, promoções, temas, premiações e registros adequados.

Nossos ... com influência política e no mundo empresarial facilmente conseguirão contribuições na preparação dos concursos assim como, por exemplo, induzir concursos em secretarias de educação e similares e até dentro de empresas privadas e corporações, sindicatos e outros.



João Carlos Cascaes

Curitiba, 08 de abril de 2010





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[i] A campanha “O que você tem a ver com a corrupção?” é uma iniciativa da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) e do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) e tem como objetivo conscientizar a sociedade, especialmente crianças e adolescentes, de que a corrupção não é um problema apenas da classe política ou da administração pública, mas que está presente também no cotidiano de muitas pessoas, em pequenos atos, como furar uma fila ou lucrar com um troco errado.


Desde o lançamento oficial, dia 16 de março de 2008, em Brasília, a Controladoria-Geral da União (CGU) vem incorporando a campanha às suas ações de fomento ao controle social, por meio dos Programas Olho Vivo no Dinheiro Público e Fortalecimento da Gestão. Além da CGU, vários órgãos governamentais e não-governamentais também apóiam a iniciativa, como a Escola de Administração Fazendária (Esaf), a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a Companhia Vale do Rio Doce, a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e a Rede Globo de Televisão.

[ii] http://www.oquevocetemavercomacorrupcao.com/comocolaborar.php

[iii] Wikipédia - Um blog (contração do termo "Web log"), também chamado de blogue em Portugal, é um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou "posts". Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog.

Muitos blogs fornecem comentários ou notícias sobre um assunto em particular; outros funcionam mais como diários online. Um blog típico combina texto, imagens e links para outros blogs, páginas da web e mídias relacionadas a seu tema. A capacidade de leitores deixarem comentários de forma a interagir com o autor e outros leitores é uma parte importante de muitos blogs.

Alguns sistemas de criação e edição de blogs são muito atrativos pelas facilidades que oferecem, disponibilizando ferramentas próprias que dispensam o conhecimento de HTML. A maioria dos blogs são primariamente textuais, embora uma parte seja focada em temas exclusivos como arte, fotografia, vídeos, música ou áudio, formando uma ampla rede de mídias sociais. Outro formato é o microblogging, que consiste em blogs com textos curtos.

Em dezembro de 2007, o motor de busca de blogs Technorati rastreou a existência de mais de 112 milhões de blogs.[1] Com o advento do videoblog, a palavra "blog" assumiu um significado ainda mais amplo, implicando qualquer tipo de mídia onde um indivíduo expresse sua opinião ou simplesmente discorra sobre um assunto qualquer.

Os blogs começaram como um diário online e, hoje, são ferramentas indispensáveis como fonte de informação e entretenimento. O que era visto com certa desconfiança pelos meios de comunicação virou até referência para sugestões de reportagem.

A linguagem utilizada pelos blogueiros foge da rigidez da praticada nos meios de comunicação deixa o leitor mais próximo do assunto, além da possibilidade do diálogo entre comunicador e audiência. Grande portais de notícias veiculam com frequência informações de blog e dão crédito ao jornalista

Muitos sites oferecem gratuitamente serviço de hospedagem de blog com ferramentas que ajudam na configuração da página na web.



[iv] Wikiédia - YouTube é um site que permite que seus usuários carreguem e compartilhem vídeos em formato digital. Foi fundado em fevereiro de 2005 por três pioneiros do PayPal[1] um famoso site da Internet ligado a gerenciamento de transferência de fundos.

O YouTube utiliza o formato Adobe Flash para disponibilizar o conteúdo. É o mais popular site do tipo (com mais de 50% do mercado em 2006[2]) devido à possibilidade de hospedar quaisquer vídeos (exceto materiais protegidos por copyright, apesar deste material ser encontrado em abundância no sistema). Hospeda uma grande variedade de filmes, videoclipes e materiais caseiros. O material encontrado no YouTube pode ser disponibilizado em blogs e sites pessoais através de mecanismos (APIs) desenvolvidos pelo site.

Possivelmente interessado em expandir o mercado de publicidade de vídeos através de seu AdSense e também em se consolidar como um dos maiores serviços de Internet do mundo, foi anunciada em 9 de Outubro de 2006 a compra do YouTube pelo Google, pela quantia de US$1,65 bilhão em ações.[3] O resultado desta aquisição pode unificar o serviço com o Google Video.



[v] Wikipédia - Picasa é um programa de computador que inclui a edição digital de fotografias e cuja função principal é organizar a coleção de fotos digitais presentes no computador, de forma a facilitar a procura por fotografias específicas por parte do usuário do software. Foi criado pela empresa Picasa, Inc., adquirida em julho de 2004 pelo Google. A partir de então, a empresa norte-americana passou a oferecer o programa gratuitamente em sua página na Internet. Em janeiro de 2009, quase cinco anos após seu lançamento inicial, Google finalmente anunciou na MacWorld daquele ano o lançamento do Picasa para Mac.[1] O programa tem total integração com o serviço gratuito Picasa Web, de armazenamento e compartilhamento de fotos online

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